A ação da fisioterapia no psf
Com intuito de melhorar a saúde do cidadão brasileiro, surge em 1994 o Programa Saúde da Família
(PSF), com a proposta de reorientar o modelo assistencial, mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. O PSF surge com o intuito de melhorar a saúde do cidadão brasileiro; respeitando as diretrizes do SUS, utilizando um modelo de assistência integral com a promoção da saúde familiar. Com a implantação do PSF é que se viu a necessidade e importância da inserção do fisioterapeuta na equipe.
A realidade da inclusão do fisioterapeuta no
PSF ainda é limitada em algumas regiões. Contudo, a população das regiões beneficiadas demonstra grande satisfação quanto aos serviços prestados por estes profissionais. Experiências isoladas em algumas regiões brasileiras mostram que a inserção deste profissional enriquece e desenvolve ainda mais os cuidados de saúde da população.
A presença do fisioterapeuta na comunidade se torna relevante na medida em que contribui para a promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde obedecendo assim os princípios do atual modelo de saúde.
O PSF é desenvolvido de acordo com as características e problemas de cada localidade para atender à saúde do indivíduo e da família dentro do contexto da comunidade e elege como ponto central o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromissos e de responsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.
O PSF, respeitando as diretrizes do Sistema Único de
Saúde (SUS), propõe um modelo de assistência integral, enfatizando a atenção primária e a promoção da saúde familiar. Com a implantação do PSF observou-se a necessidade e importância da inserção do fisioterapeuta na equipe, visando maior promoção e prevenção da saúde, melhorando assim a qualidade de vida.
Hoje o fisioterapeuta é um membro da equipe da saúde com sólida formação científica, que