A atuação do profissional de segurança do trabalho na construção civil
Belo Horizonte
2011
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Trabalho apresentado a disciplina Psicologia do Trabalho para obtenção de créditos de aprovação no Centro de Formação Profissional
Paulo de Tarso
Instrutor (a): Andréia.
Belo Horizonte
2011
Sumário:
1- Introdução
2- Desenvolvimento
3- Conclusão
4- Fontes de pesquisa
A atuação do profissional de Segurança do Trabalho na construção civil.
A Rotina de trabalho
O técnico de segurança no trabalho tem que estar cedo no canteiro. As atividades começa com DDS (Diálogo Diário de Segurança), um bate-papo informal sobre um tema para o dia.
Depois, é preciso dar atenção aos prestadores de serviços, integrando-os ao canteiro e explicando a rotina, as normas e procedimentos daquela obra para poder realizar a liberação do serviço e a verificação de quais equipamentos serão utilizados, bem como o isolamento das áreas de risco. Ao longo do dia, o técnico vai acompanhando as fases da obra com o objetivo de preservar a segurança dos trabalhadores. Além disso, fazemos treinamentos mensais ou de acordo com a NR-18 para divulgar as manutenções preventivas.
O que é preciso para ser um bom profissional?
O técnico de segurança precisa ter em mente que todo acidente pode ser evitado, e quando falamos em doenças, é preciso saber informar e conhecer os riscos de contaminação. Ele é um prevencionista e tem que atuar com foco na preservação da integridade física dos trabalhadores. Para conseguir um bom desempenho no trabalho é preciso bom senso, grande poder de convencimento e flexibilidade para lidar com os trabalhadores do canteiro, com a gerência e com a direção.
O que faz o técnico de segurança no trabalho
Planeja e acompanha as práticas de prevenção de acidentes e orienta sobre os riscos de doenças no ambiente