a atuação do assistente social junto ao idoso
“Em 1976 o punk é maisuma revolução de estilo que político. Mais sentimento que consciência. Quando a imprensa começa a usar de retórica para explicar o punk, chamando o movimento de político, Johnny Rotten retruca: “A imprensa não sabe o que diz. Como é que posso ser político se nem sei o nome do primeiro ministro!”.”
Considerando o que a sociologia explica sobre artes e movimentos, mais o lido, está correto dizer que
a) o movimento punk integrou com outros movimentos culturais das décadas de 1960-1970, os quais tinham estilos totalmente diferentes entre si e com relação a este, o movimento mais amplo que foi a contracultura.
b) o movimento punk estava ligado apenas ao campo estético da manifestação.
c) a essência do movimento punk é o uso constante da indumentária em couro ou tecidos rústicos, uso da cor preta e cortes radicais de cabelos.
d) a arte punk na realidade é de matriz social conservadora, própria das classes menos abastadas da sociedade.
e) a imprensa da época, como a de agora, nada tinha a dizer de tais movimentos musicais e similares, pois estes são efêmeros, daí não serem possíveis de apreensão e análise.
02. Desde o início da sociologia, no século XIX, se vem discutindo a respeito da religião: se tem ou não importância; qual seu papel; qual a sua função social; etc. Igualmente, desde então há diferentes teorias que visam melhor elucidá-la. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na visão de Marx e Engels, e do materialismo histórico que lhes seguiu, a religião, obra humana, é um mau, pois que alienaria os homens quanto à realidade na qual viveriam, não lhes permitindo reagir àsmazelas da dominação de classe.
b) Para Durkheim a religião é um fato social, o qual tem como função social aprimorar a solidariedade interna do grupo e, com isto, favorecer a própria coesão da sociedade.
c) Na compreensão de Weber o que importa na