A arte e cultura Etrusca
A arte etrusca se refere a arte da antiga, o território designado por Etrúria, onde se fixou o povo etrusco, corresponde ao atual centro de Itália. A origem deste povo e consequentemente do estilo, remontam aos povos que habitavam a região da Ásia menor durante a idade do bronze e idade do ferro, mas também outras culturas influenciaram a sua arte como a grega, fenícia, egípcia, assíria e a oriental. Mas o seu aparente carácter helenístico simples esconde um estilo único e inovador de características muito próprias que viria a influenciar profundamente a arte romana.
De um modo geral pode-se afirmar que os artistas etruscos eram artesãos de grande habilidade, executavam peças como estatuária, vasos, espelhos, caixas e etc e desenvolviam também peças de joalheria em ouro, prata e marfim e uma cerâmica negra.
ARTE FUNERÁRIA
Escavações efetuadas em tumbas subterrâneas revelam urnas de barros onde se colocavam os restos mortais, com elementos escultóricos da representação anatómica do falecido como por exemplo: uma tampa em forma de cabeça, bustos (que poderiam ter estado na origem dos bustos romanos) esculturas e relevos em sarcófagos onde, numa fase posterior, figuras humanas em tamanho real surgem reclinadas sobre a tampa como se um jeito se tratasse. ARQUITETURA E URBANISMO
As construções etruscas eram geralmente realizadas em madeiras e em tijolo, ficando a pedra limitada às fundações e aos plintos sobre os quais se erguiam os templos. Também é importante de referir é a utilização do arco de volta perfeita ou semicírculo, a novas tipologias que não seja as de carácter puramente utilitário, como já tinha acontecido anteriormente na Mesopotâmia, Egito e naturalmente na Grécia, como em túmulos, outras estruturas subterrâneas ou portas de cidades. Agora, pela primeira vez, o arco surge inserido no vocabulário das ordens arquitetônicas gregas.
O templo etrusco, que se tornou canónico, era construído em madeira e tijolo, sobre uma