Etruscos
Os etruscos eram um povo que habitava a antiga Etrúria, região a oeste dos Montes Apeninos e do rio Tibre. Este povo dominou a região central da Itália durante os séculos VI e VII a.C. Era formado por doze cidades independentes, sendo as mais importantes Volterra, Cortona, Fiesole e Chiusi. Em 283, os etruscos foram dominados e submetidos ao controle dos romanos, perdendo várias características culturais.
Cultura etrusca
Muitas informações sobre a civilização etrusca foram obtidas por historiadores e arqueólogos que descobriram diversos túmulos ao norte de Roma. A partir da análise dos artefatos e túmulos, chegou-se a varias revelações importantes:
- Os etruscos possuíam uma sociedade aristocrática; - As mulheres etruscas desfrutavam de uma vida emancipada; - Faziam objetos (vasos, esculturas e enfeites) em terracota com grande habilidade;
- Dominavam as técnicas de fazer objetos em bronze e metal;
- Eram habilidosos na arte da ourivesaria (fabricação de jóias);
- Na arquitetura, destaca-se a construções de templos, necrópoles e pontes. Usavam a pedra e o barro como base das construções.
Economia
Os etruscos basearam sua economia em atividades ligadas à agricultura e ao comércio, principalmente, de jóias, artesanato e diversos produtos de metal.
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/etruscos.htm
Historia
As origens dos etruscos e, conseqüentemente, do seu estilo artístico, remonta aos povos que habitavam ou foram expulsos da Ásia Menor durante a Idade do Bronze e da Idade do Ferro. Devido à proximidade ou contato comercial para Etrúria, outras culturas antigas influenciou a arte etrusca, como a Grécia, Fenícia, Egito, Assíria e no Oriente Médio. O caráter aparentemente simples na era helenista esconde um estilo inovador, e único, cujo auge coincidiu com o período grego arcaico. Os romanos mais tarde viria a absorver a cultura etrusca na deles, mas também seria muito influenciado por eles e sua arte.
Expressões e estilo
De um modo geral