Qual a importância dos Etruscos e a sua influência na formação de Roma?
INSTITUTO DE LETRAS
MITOLOGIA ROMANA
PROFESSOR: Pedro Ivo Zaccur Leal
a) Qual a importância dos Etruscos e a sua influência na formação de Roma?
No local hoje correspondente à região da Toscana, a oeste dos Montes Apeninos e do rio Tibre na Itália, existia a região da Etrúria, habitada pelos Etruscos. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que este povo dominou a região central da Itália durante os séculos VI e VII a.C. Etrúria era formada por doze cidades independentes, todas altamente civilizadas sendo as mais importantes: Volterra, Cortona, Fiesole e Chiusi. Havia diversas semelhanças culturais entre etruscos e gregos. As técnicas de pintura, de forjamento de metal e o próprio alfabeto etrusco são heranças da Grécia. Pode-se mesmo dizer que o contato com a Grécia determinou as fases mais importantes da expansão etrusca.
Devido ao envolvimento com Roma, a decadência dos Etrúria é bem conhecida. Durante seu processo de expansão, os etruscos dominaram Roma, que era um conjunto de aldeias, já apresentando semelhanças com a Etrúria. Foram expulsos de lá por povos latinos e após diversas batalhas com outros povos, perderam grande parte de seu território, sendo conquistados, ao fim, pelos próprios romanos, já estabelecidos.
Alguns fatores influenciaram diretamente o desenvolvimento de Roma, entre 650-550 a. C., como a incorporação da religião e de diversos fatores culturais etruscos, os casamentos mistos e a incorporação das técnicas etruscas, como a escrita, a engenharia, a arte e o forjamento. Algumas importantes famílias etruscas fixaram-se em Roma, integraram-se na população local e tronaram-se influentes na classe governante. Assim, Roma teve três reis etruscos: Tarquínio Prisco, Sérvio Túlio e Tarquínio, o Soberbo, que reinaram de 625 a. C. a 510 a. C.. Os três investiram e fizeram muito pela cidade de Roma, preocupados com expansão, desenvolvimento e aumento da política externa. Foi durante o domínio etrusco que Roma