A arte romana
A arte da antiga Roma, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da Grécia antiga e também foi influenciada pelos etruscos e mais tarde pela cultura helenista e estende-se do século VIII a.C ao século IV d.C. difundindo-se por diversas expressões artísticas desde a construção de diversas tipologias de edifícios públicos, pintura afresco à escultura, etc.
Após o reconhecido da religião cristã, o movimento artístico do paleo cristianismo vai acabar por tomar o lugar da expressão anterior.
Assim como noutros pontos os romanos, também influenciados por outros povos, especialmente os gregos, com quem contactaram não deixaram de ser originais. Mas os romanos pensavam de maneira diferente em relação aos Gregos que pensavam as coisas úteis devem ser belas, mas os Romanos pensavam que as coisas belas deviam ser úteis.
• A Escultura
Na escultura, os romanos eram muito diferentes dos gregos em alguns aspectos. Apesar de apreciarem a arte, eles não representavam o ideal de beleza, mas a cópia fiel das pessoas, buscando retratar traços particulares.
Embora os romanos tivessem copiado maciçamente a estatuária grega para atender à mania de arte helênica, desenvolveram gradualmente um estilo próprio. A escultura romana em geral é mais literal.
• A Pintura Romana
A pintura romana que se considera importante provem de Pompéia e Herculano. Datando, na sua maioria, do sec. 1 a.C., era produzida principalmente através das técnicas de mosaico e do fresco. A pintura no império romano não foi, contudo, utilizada como obra independente; foi antes um elemento de valorização arquitetônico usado nos interiores. Usando varias técnicas como a representação em perspectiva, a abundância de cores e temáticas ligadas à cultura romana (mitologia, o retrato), a pintura dava uma nova vida ao interior da casa romana.
• A arquitetura.
Os romanos usaram como inspiração a arquitetura etrusca e grega para desenvolver seus