A arte de argumentar
Gerenciando Razão e Emoção
Resenha crítica apresentada como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina comunicação e expressão, através da produção de texto pelo o curso de Ciências Contábeis,na Faculdade ITOP-INSTITUTO TOCANTINENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO, ministrado pelo professor Jonas Pereira Lima.
Antônio Suárez Abreu
Antonio Suarez Abreu possui graduação em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1967) , mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1974) . Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO (INATIVO) da Universidade de São Paulo, PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade de São Paulo e orienta trabalhos de mestrado e doutorado.
O livro de Antonio Suárez Abreu, nos da a informação de que viver em sociedade comporta-se hoje em uma forma diferente. Não sofremos tanto com solidão hoje, quanto aos tempos antigos. Surgiu então a arte de argumentar, ou seja, de vencer alguém ou qualquer outra batalha, de forma mais aperfeiçoada e confiável; deixando então as pessoas mais próximas de seus parentes, amigos e até esmo fatos reais.
Por meio da leitura podemos realizar o saudável exercício de conhecer as pessoas e as coisas, sem limites no tempo e espaço. O grande poeta Paul Valéry nos informa. “ Penso sinceramente que, se todos os homens não pudessem viver uma quantidade de outras vidas além da sua, eles não poderiam viver a sua.” Ou seja, é através de conhecimento, de ter que se deslocar no espaço e no tempo para buscar transformação e melhorar a vida. É através de informações que o homem cria a sua história de vida, e também um diálogo puro de relação.
No plano de vida pessoal não é nada diferente. Conhecemos pessoas bonitas, famosas, rica, mas extremamente infeliz, por não saber se relacionar com o outro. E há uma grande verdade que ninguém vive feliz sozinho. Tudo que