Sem título
Cultura
Economia
Educação
Esporte
Meio ambiente
O Brasil
Saúde
Turismo
Portlet Seções
Brasil Sem Miséria
Brasília
Carnaval
Conhecendo o Brasil
Consumo Consciente
Crack, é Possível Vencer
Educação Financeira
Empreendedor
Energia
Ensino Técnico
Galeria de Arte
Inovação
Linha do Tempo
Maternidade
Mulher
O Que o Brasil Tem
Revista Brasilis Selecione
Estrutura do Estado
Organização do governo Poder Judiciário Poder Legislativo Poder Executivo Advocacia-Geral da União (AGU) Agências reguladoras Defensoria Pública da União Ministério Público Autarquias Estrutura do Estado
Poder Judiciário
A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal. Ampliar
Fachada do STF em Brasília
São órgãos do Poder Judiciário o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), além dos Tribunais Regionais Federais (TRF), Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e os Tribunais e Juízes dos estados e do Distrito Federal e Territórios.
Supremo Tribunal Federal
O STF é o órgão máximo do Judiciário brasileiro. Sua principal função é zelar pelo cumprimento da Constituição e dar a palavra final nas questões que envolvam normas constitucionais. É composto por 11 ministros indicados pelo Presidente da República e nomeados por ele após aprovação pelo Senado Federal.
Superior Tribunal de Justiça
Abaixo do STF está o STJ, cuja responsabilidade é fazer uma interpretação uniforme da legislação federal. É composto por 33 ministros nomeados pelo Presidente da República escolhidos numa lista tríplice elaborada pela própria Corte. Os ministros do STJ também têm de ser aprovados pelo Senado antes da nomeação pelo Presidente do Brasil.
O STJ julga causas criminais de relevância, e que