A arte de aproveitar as proprias faltas
Pergunta 1
1-A profissão enfrenta o desafio de decifrar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo particularmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre os processos desestruturadores dos sistemas de proteção social e da política social em geral. Lógicas que reiteram a desigualdade e constroem formas despolitizadas de abordagem da questão social, fora do mundo público e dos fóruns democráticos de representação e negociação dos interesses em jogo nas relações Estado / Sociedade. Isso caracteriza a falta de compromisso do:
1. Resposta a. elite
b. estado
c. dominados
d. sociedade civil
e. assistentes sociais
1 pontos
Pergunta 2
1.
Assim, em diferentes espaços, o conjunto de tendências teórico‐metodológicas e posições ideopolíticas se confrontam, sendo inegável a centralidade assumida pela tradição marxista nesse processo. Este debate se expressa na significativa produção teórica do Serviço Social brasileiro, que vem gerando uma bibliografia própria, e que tem na criação e expansão da pós‐ graduação, com seus cursos de mestrado e doutorado, iniciada na década de 70, um elemento impulsionador. A década de 70 marca a:
Resposta
a. modernização do Serviço Social
b. reconceituação
c. tradicionalismo
d. projeto -ético político metodológico
e. alternativas b e d estão corretas
1 pontos
Pergunta 3
1.
O conservadorismo como forma de pensamento e experiência prática é resultado de um contra movimento aos avanços da modernidade, e nesse sentido, suas reações são restauradoras e preservadoras, particularmente da ordem capitalista. No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬________ e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social. No movimento de reconceituação aparece sua teoria embasada no ______.