A arte da guerra
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
IZADORA SOARES RESENDE
JONAS PAULO DE SOUZA MARCELA OLIVIA NEVES VIERA
TRABALHO PARA DICIPLINA DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
FORMIGA – MG
2013
IZADORA SOARES RESENDE
JONAS PAULO DE SOUZA
MARCELA OLIVIA NEVES VIERA
TRABALHO PARA DICIOLINA DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Trabalho para obtenção de pontos na disciplina Logística e Cadeia de Superimentos no curço de Bacharel em Engenharia de Produção. Prof. Andréia Peçanha
FORMIGA
2013
1º Parte
Resenha
A Arte da Guerra.
Um livro escrito por Sun Tsu, um general chinês que comandava o exercito real de Wu na china, no século IV AC. Nesta obra ele no ensina que é fundamental conhecer a si mesmo e ao inimigo, ter seus comandados sob disciplina total. Dentro de uma batalha isso é questão de vida ou morte.
A obra mostra que Sun Tzu tem varias estratégias e ensinamentos, e com disciplina em seus ensinamentos um exercito de poucos soldados podem vencer outro exercito com vários soldados.
Sun Tzu evidencia que a inteligência vence a força, ele nos ensina técnicas e estratégias para chegar a conquista desejada, e que principalmente dentro deste contesto deve-se analisar a situação e que se encontra através de fatores como: Clima, caminho, terra, líder e métodos e que para prever o resultado de uma guerra deve-se comparar os dois lados e avaliar suas forças.
Em varias vezes dentro de nossa historia podemos comparar as estratégias de Suntzu nas guerras e ver que quem a segue consegue a vitória e que as ignora está fadado ao declínio.
A obra de Sun Tzu traz uma gama de estratégias de como um líder deve se comportar perante seus subordinados para que com isso possa trazer uma influencia positiva. Sun Tzu acredita que quem utiliza espionagem pode derrotar o seus oponentes. Fazendo um analogia para a realidade de uma administração, fica claro que os gestores devem conhecer melhor seus concorrentes