A arte da guerra
A Arte da Guerra é um livro que fala sobre estratégias militares, mas que também podem ser aplicadas em outras áreas. Por isso o livro tem o seu sucesso na atualidade.
Ele foi escrito pelo estrategista Sun Tzu, e é composto por 13 capítulos, onde em cada capítulo é falado um aspecto da estratégia de guerra.
Apesar da variedade de temas que são tratados em cada capítulo, Sun Tzu dizia sempre em volta dos seguintes conselhos:
* A vitória não depende da guerra, o vitorioso é aquele que subjuga o inimigo sem precisar lutar;
* A vitória depende do autoconhecimento e do conhecimento do inimigo e de suas intenções;
* Nunca se deve demonstrar suas estratégias e sempre se deve buscar enganar o inimigo;
* Em caso de ataque, deve ser feito o mais rápido possível sem dar tempo ao inimigo de pensar em qualquer coisa, de preferência o ataque deve ser feito de surpresa e inesperado.
Tendo esses conceitos como base, Sun Tzu pouco difere de suas observações e conselhos, sempre aplicando estes conceitos às mais diversas situações que a guerra pode apresentar. Estes conselhos podem ser aplicados em várias áreas dos negócios e inclusive na vida cotidiana e não necessariamente na prática militar, sendo assim A Arte da Guerra é fundamental para as empresas, sendo muito mais lido pelos economistas e administradores saindo um pouco da visão dos estrategistas.
Sun Tzu acreditava que a força moral e as faculdades intelectuais do homem eram decisivas na guerra, e se fossem corretamente aplicadas, a guerra seria levada a cabo com sucesso, sendo fácil de