a arte da guerra
Sistemas MRP, MRP II e ERP.
1. Introdução
A Gestão da Produção abrange um amplo conjunto de atividades envolvidas na obtenção dos bens e serviços para os clientes de uma empresa.
É PRECISO DEFINIR
O que?
Quando?
Quem?
Como?
Por que?
PRODUZIR.
No método tradicional de produção havia um grande fluxo de papel, dificuldade em entender as informações, informações desatualizadas.
Até a década de 60, as empresas não utilizavam sistemas computacionais e a gestão de materiais era baseada no controle dos estoques.
A difusão do uso de computadores nas empresas na década de 60 ocorreu primeiramente na área administrativa e, a seguir, na gerência de produção, tornando todo o processo mais compreensível.
Foi então que o PCP (planejamento e controle da produção) passou a utilizar ferramentas para um auxilio na produção. O MRP, MRP II e o ERP.
2. Desenvolvimento
2.1 MRP (MATERIAL REQUERIMENT PLANNING) – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAS
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos,