A Arte da Guerra
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMISTRATIVO l
CASTANHAL
2014
FCAT – FACULDADE DE CASTANHAL
Willian Ribeiro Machado
Princípios de Sun Tzu Aplicados na Administração
Trabalho solicitado pelo professor Arthur Neves, na disciplina de Evolução do Pensamento Administrativo l, no requisito de nota para o 1º Bimestre.
CASTANHAL
2014
PRINCÍPIOS DE SUN TZU
1. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas
2. A Arte da Guerra é uma questão de vida ou morte, um caminho para a Segurança como para a Ruína. Em nenhuma circunstância deve ser negligenciada.
3. O Mérito Supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar... A Glória Suprema é quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
4. Apenas gostar ou usar muito de palavras não basta, é preciso saber transformá-las em Atos e Ação.
5. Preparar iscas para atrair o inimigo, fingir desorganização e depois esmagá-lo. Quando perto, fazer ele acreditar que estamos longe. Quando longe, vice-versa...Se ele for superior, evite combate. Se ele for temperamental, procure irritá-lo. Finge estar fraco, ele se tornará arrogante. Se ele estiver tranquilo, não lhe dê sossego. Ataque onde e quando ele se mostrar despreparado. Apareça quando não estiver sendo esperado.
6. O Valor do Tempo – vale mais que superioridade numérica.
7. Será vencedor quem souber quando e como lutar, não lutar, manobrar, preparar, e quem tiver capacidade militar, não sofrendo a interferência do Soberano...
8. O verdadeiro mérito é planejar secretamente, deslocar-se rapidamente e frustrar as intenções do inimigo, impedindo seus planos.
9. O guerreiro inteligente é alguém que não apenas vence, mas se sobressai vencendo com facilidade.
10. O guerreiro vence os combates não cometendo erros, pois significa conquistar um inimigo já derrotado.
11. O guerreiro hábil