A arte da guerra
Ipatinga - MG
2013
O atual ambiente de negócios no qual as empresas estão inseridas é marcado pela competição e pela constante busca por diminuição dos custos, melhorias de produtividade e foco em resultado. Isso faz com que as empresas modifiquem suas estruturas organizacionais e processos para permanecerem no mercado, satisfazendo assim, as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes e diversificados.
A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre, estratégia significa mudança organizada. Toda organização precisa ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em relação ao mundo de negócios que a circunda e onde opera.
Uma estratégia competitiva é uma fórmula ampla para se saber como uma empresa irá competir, quais devem ser suas metas e quais planos e políticas serão exigidos para cumpri-las. Por meio de sua estratégia competitiva, uma organização busca uma vantagem competitiva em um setor, que é uma vantagem sobre os concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade. A vantagem competitiva leva ao controle de um mercado e a lucros maiores que a média.
Definida a direção estratégica (ou estabelecimento da Visão, Missão e Objetivos) das empresas nas dimensões espaço e tempo, deve-se começar pela definição de qual o caminho a seguir através da Análise das Estratégias, Formulação da Estratégia e Implementação da Estratégia. Esta definição abrange três níveis (geralmente relacionados aos níveis hierárquicos das empresas), quais sejam:
Estratégico => define os valores, elabora os objetivos e metas, toma decisões e realiza revisões estratégicas periódicas e sistemáticas. São os Generais que estão no comando da empresa.
Tático => Refere-se ao planejamento de como os objetivos serão atingidos, acompanhar e avaliar se o trabalho operacional está sendo executado