A arte da guerra
A ARTE DA GUERRA
Por uma estratégia perfeita
Adriano Maçaneiro
Alessandro Duarte
Alex de Oliveira
Artur Kruger
Fernando J. Ganzer
Rafael Araujo
Renato Uecker
Joinville/SC 04/04/2012
Adriano Maçaneiro
Alessandro Duarte
Alex de Oliveira
Artur Kruger
Fernando J. Ganzer
Rafael Araujo
Renato Uecker
A ARTE DA GUERRA
Por uma estratégia perfeita
Trabalho apresentado a(s) Disciplina (s) de: Empreendedorismo como requisito parcial para obtenção de nota no 1º Bimestre do curso de: Administração de empresas e negócios, sob a supervisão do (s) professor (s). Elaine Escalabrini.
Joinville/SC
04/04/2012
O general-filósofo Sun Tzu que viveu aproximadamente em 500 anos aC., na China milenar de Lao-Tsé e Confúcio, escreveu os seus treze capítulos que fizeram parte de um manual de estratégia de guerra que ficou conhecido como A Arte da Guerra. Suas premissas ainda são atuais, mesmo passados 25 séculos após sua elaboração, e é um dos livros mais utilizados por administradores, empresários, políticos e todos aqueles que necessitam de uma fundamentação para formular suas estratégias.
O livro de Sun Tzu tem um verdadeiro arcabouço de estratégias e de como um líder de topo deve comporta-se para influenciar seus subordinados. Para ele grandes resultados serão obtidos, se aqueles que utilizam a sua liderança e o poderio de seu exercito, para exercer espionagem e conseqüentemente dissecar os exércitos opositores. Em analogia, os ocupantes de cargos de direção nas empresas, nas organizações, devem conhecer de forma minuciosa seus concorrentes, o que evita surpresas ao ocorrer mudanças no mercado.
O primeiro passo, para que a guerra a ser enfrentar seja ganha, é fazer um estudo preliminar detalhado baseado nos termos dos cinco fatores fundamentais mencionados por Sun Tzu: A influência moral, o clima, o terreno, o comando e a disciplina. O domínio desses fatores levará o general à vitória e ao