A Arte Barroca
O barroco é conhecido como "a arti do conflito", pois (por causa do Renascimento) o homem estava dividido entre dois valores diferentes (teocentrismo x antropocentrismo). Em vista disso, o barroco se divide em duas correntes (uma otimista e uma pessimista).
Por causa dessa mudança na mentalidade, o homem entra numa grande depressão pois ele não pode mais recorrer a Deus. Esse conflito vai se refletir nas artes da época: relevo na arquitetura, movimento na escultura, luz e sombra na pintura, contra-ponto na música e antíteses e paradoxos na literatura.
*Principais características :
- Tentativa de fundir duas características diferentes do pensamento europeu.
- Culto exagerado da obra, sobrecarregando a poesia de figuras de linguagem.
- Dualismo: conflito entre o bem e o mal, o Céu e a Terra, Deus e o Diabo, o material e o espiritual, o pecado e o perdão...
- Culto do Contraste, onde o poeta se sente dividido e confuso por causa do dualismo de idéias.
- Pessimismo, que era acarretado pela confusão causada pelo dualismo.
- Literatura moralista, já que era usada pelos padres jesuítas para pregar a fé e a religião.
- O barroco revela a busca da novidade e da surpresa , o gosto da dificuldade.
ARTE BARROCA
A arte barroca nasce em Roma, a capital do catolicismo.
O surgimento está intimamente ligado à Contra-Reforma. A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja converte-se numa espécie de espaço cénico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas.
O Barroco é o estilo da Reforma católica também denominada de Contra-Reforma.
Arquitetura, escultura, pintura, todas as belas artes, serviam de expressão ao Barroco nos territórios onde ele floresceu: a Espanha, a Itália, Portugal, os países