biologia
Praticamente toda a energia necessária para a existência da vida no planeta Terra é oriunda do sol. Entretanto, nem todos os seres vivos têm a capacidade para utilizá-la diretamente. As plantas através da fotossíntese transformam a energia solar em energia química. Assim, os seres vivos ao se alimentar utilizam a energia que está contida nas moléculas orgânica dos alimentos (BRAGA et al., 2005, p. 8).
Desse modo, os seres vivos podem ser subdivididos em: o Autótrofos – seres vivos capazes de sintetizar seu próprio alimento (ex. vegetais); o Heterótrofos – seres vivos que não são capazes de sintetizar seu próprio alimento, para a obtenção de energia, utilizam-se do alimento sintetizado pelos autótrofos.
A alimentação constitui a forma primordial de transferência de energia (e de matéria) entre os seres vivos de um ecossistema. Assim, para a obtenção de energia, os seres vivos necessitam se alimentarem de outros seres vivos.
1.1 Cadeias Alimentares
Podemos definir cadeia alimentar como o caminho seguido pela energia no ecossistema, desde os vegetais fotossintetizantes até diversos organismos que 2 deles se alimentam e servem de alimento para outros, ou seja, a cadeia alimentar corresponde à sequência de organismos em que um serve de alimento para o outro, a partir do produtor (BRAGA et al., 2005, p. 14).
1.2 Produtores x Consumidores
Dentro de uma cadeia alimentar os seres autotróficos são denominados produtores e os seres heterotróficos consumidores. Dentre os heterotróficos podemos ainda distinguir os consumidores primários (herbívoros),