A arca perdida
É interessante observar a dedicação que muitos arqueólogos, pesquisadores e estudiosos tem com relação a decifrar os mistérios de Deus, encontrados na Bíblia Sagrada. O documentário “Riddles of the Bible - Hunt for the Ark of the Covenant” (Enigmas da Bíblia - Em busca da Arca da Aliança), é uma das grandes produções elaboradas pela conceituada associação de estudiosos denominada National Geographic, que visa decifrar mais um dos mistérios da Bíblia, a passagem da vez, diz referencia a um objeto que talvez seja o maior presente de Deus a humanidade, a Arca da Aliança. O presente trabalho, tem por objetivo, estudar o documentário desenvolvido pela National Geographic, não expondo opiniões pessoais daquilo em que devemos ou não acreditar, mas trabalhando com as informações e hipóteses muito bem elaboradas por cada um dos pesquisadores envolvidos.
Riddles of the Bible - Hunt for the Ark of the Covenant Enigmas da Bíblia - Em busca da arca da aliança
O Projeto Para iniciarmos a busca, devemos primeiramente entender um pouco da história da relíquia. Segundo a Bíblia, quando Moisés subiu ao monte para receber do próprio Deus, as duas tabuas de pedra que continham os Dez Mandamentos, recebeu também a ordem, de construir uma arca, onde pudessem ser guardadas as tabuas, e também ser uma forma como Deus viria a manifestar-se diante aos sacerdotes.
A Arca O projeto trazido do monte por Moisés tinha características muito especificas. Deveria ser um baú portátil de madeira de acácia, com 1,25m de comprimento por 0,75m de largura e 0,75m de altura, forrado por dentro e por fora com ouro puro. Em seus cantos haviam 4 argolas de ouro, onde eram inseridos varais cobertos de ouro, por onde os sacerdotes haviam de transportá-la. Sua cobertura seria de ouro puro com anjos denominados querubins em cada extremo, um de frente para o outro.