A Arca De No E A Arquitetura Naval
TRABALHO há mais de 40 anos como arquiteto e engenheiro naval. Isso envolve projetar embarcações de vários formatos e tamanhos, e os sistemas mecânicos e outros que as impulsionam. Em 1963, quando morava na Colúmbia Britânica, Canadá, uma Testemunha de Jeová me mostrou que a Bíblia, no relato em Gênesis, descreve a arca de Noé como uma comprida caixa ou baú. Essa descrição me deixou intrigado. Por isso, decidi pesquisar mais o assunto.
O livro de Gênesis mostra que Deus decidiu remover a maldade da Terra por inundar o planeta. Deus disse a Noé que construísse uma arca para que ele, sua família e alguns animais sobrevivessem a esse grande Dilúvio. Deus mandou Noé construir a arca com 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura. (Gênesis 6:15) De acordo com uma estimativa modesta, o tamanho da arca seria de cerca de 135 metros de comprimento, 20 metros de largura e 15 metros de altura.* Assim, a arca tinha o volume bruto de uns 40 mil metros cúbicos, resultando num deslocamento quase igual ao do luxuoso transatlântico Titanic.
O projeto da arca
A arca foi construída com três conveses que a tornavam ainda mais forte e uma área útil de cerca de 8.900 metros quadrados. Ela era à prova d’água, pois foi construída com madeira resinosa, possivelmente de cipreste, e impermeabilizada por dentro e por fora com alcatrão. (Gênesis 6:14-16) Não sabemos como Noé fixou as madeiras umas às outras, mas a Bíblia menciona forjadores de ferramentas de cobre e ferro mesmo antes do relato do Dilúvio. (Gênesis 4:22) Seja como for, ainda hoje se usam pinos de madeira, conhecidos como cavilhas, na construção de algumas embarcações de madeira.
A arca tinha compartimentos no seu interior, uma porta lateral e um tsoar de um côvado de altura, que pode ter sido um telhado de duas águas, talvez com aberturas embaixo para ventilação e iluminação. No entanto, o relato em Gênesis não diz que a arca tinha uma quilha, uma proa, velas,