Análise dos pontos turísticos de recife
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
PEDAGOGIA
ANÁLISE VIRTUAL DOS PONTOS TURÍSTICOS DE RECIFE-PE
RECIFE-2012
ANÁLISE VIRTUAL DOS PONTOS TURÍSTICOS DE RECIFE-PE
Casa da cultura:
Funcionou como penitenciária durante 118 anos, onde abrigava os presos de todos os municípios de Pernambuco. Sua estrutura apresenta o formato de cruz e seus corredores em norte, sul, leste e oeste.
Suas antigas celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes, muito bem idealizadas essa ocupação. Variedades de objetos e comidas nordestinas estão presentes nesse ambiente chamando assim a atenção do turista que ali chega. O lugar é muito bem centralizado e movimentado, perto do metrô, pontos de táxis e ônibus.
Monumento Franciscano:
O Convento Franciscano de Santo Antônio é uma das construções mais antigas ainda existentes na cidade do Recife. Sua origem remonta a 28 de outubro de 1606, data em que os frades resolveram erguer um convento na Ilha dos Navios para atender à população próxima ao porto. A ilha mais tarde veio a receber o nome de Ilha de Antônio Vaz, e desenvolveu-se no atual bairro de Santo Antônio.
O terreno de 56 braças para a construção foi doado por um senhor de engenho chamado Marcos André, e em 1613 já se registra como terminado um oratório com hospital anexo, dedicados ao Padroeiro do Recife. Durante o período da dominação holandesa o edifício foi transformado em fortaleza, sendo acrescidos de muralhas, baluartes e demais apetrechos militares, recebendo o nome de Forte Ernestus. Depois, durante algum tempo foi votado à Igreja Anglicana, para atendimento dos oficiais da Companhia das Índias Ocidentais. Com a retirada dos holandeses o local passou novamente à propriedade dos Franciscanos, sendo restaurado e aumentado de uma enfermaria.
Além de sua importância histórica o convento possui grande interesse artístico, apresentando inúmeras obras de arte, mobiliário esculpido em jacarandá e objetos