Multimidia e realidade virtual
Diego Kiyoshi Yoshino – 40705145
1- Segundo o autor, o que é realidade virtual?
R: É uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.
2- Segundo o autor, o que é realidade aumentada?
R: É a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera). Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.
3- Descreva a criação do mundo virtual.
R: Um mundo virtual é um ambiente simulado através de recursos computacionais destinado a ser habitado e a permitir a interação dos seus usuários via avatares. Normalmente são criados ambientes imersivos, ou realidades virtuais paralelas. Possuem o conceito de persistência, isto é, o estado de seus objetos se preservam independente da presença do usuário.
4- Quais as diferenças entre um sistema de realidade virtual e de realidade aumentada?
R: Os sistemas de realidade virtual diferem entre si levando em conta o nível de imersão e de interatividade proporcionado ao participante, enquanto os sistemas de realidade aumentada funcionam por meio de uma hibridização dos espaços físicos de circulação e os espaços eletrônicos de informação, ou seja, há uma sobreposição de elementos digitais como