A Arca da aliança e a Igreja
Êxodo: 25:10 22
- A Arca da Aliança era o símbolo da presença de Deus entre os israelitas.
- A arca possuía duas varas de madeira de acácia, revestidas de ouro puro, anexadas nas quatro argolas, facilitando a locomoção da mesma, a cargo dos levitas (Êx 25.10 a 15).
No interior da arca encontrava-se uma urna de ouro (Vaso), contendo a vara de Arão que floresceu, o maná de Deus, e as tábuas da aliança (Hebreus: 9:4 - Pág.1912).
Sobre a arca estava o propiciatório, servindo como cobertura ou tampa da arca, também de ouro puro.
Nas extremidades do propiciatório estavam dois querubins de ouro, os quais com suas asas cobriam o mesmo e suas faces olhavam para o propiciatório (Êx 25.17 a 21). –
- Com a construção da arca e sua introdução no tabernáculo, Deus passou a falar a Moisés de cima do propiciatório: "Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel" (Êx: 25:22).
SIMBOLOGIA
Deus não poderia ser representado por estátuas de madeira, barro, ouro, prata, etc., como faziam os habitantes de Canaã, em relação aos seus deuses.
Deus apresentara-se a Moisés no deserto, como EU SOU ( YHWH ), ou seja, "AQUELE QUE É"
Não havia uma imagem figurativa de sua aparência física, na qual o povo pudesse identificar o Deus de Israel.
Os israelitas não entenderam, desde o princípio de sua chamada no Egito, a razão pela qual Deus não poderia ser identificado com imagens, pois, era um povo, ainda, sem uma comunhão íntima com Deus, o que levou posteriormente a exigir de Arão, irmão de Moisés, um bezerro de ouro a fim de adorá-lo, desprezando o Deus verdadeiro, advindo daí, a ira de Deus sobre os desobedientes.
Deus, no entanto, utilizou-se de um instrumento de madeira, de forma retangular (ARCA), não para ser adorada, mas como símbolo que evidenciava a presença Dele entre os