Análise de Hipoclorito de sódio
Departamento Acadêmico de Controle e Sistemas Industriais - DACI
Coordenação de Química – CQUI - Controle Químico da Qualidade
José Edson G.de Souza, Aldo Bueno, Fabíola Soraia, Thiago Selva, Suzana
Moreira.
Análise de Produtos Técnicos
ANÁLISE DE HIPOCLORITO DE SÓDIO
1. Introdução
É comum a dúvida de definições entre Cloro, Hipoclorito de Sódio e Água Sanitária. Tal confusão acontece até com pessoas ligadas à indústria de cloro soda. O Cloro é obtido por cloro-soda. meio da eletrólise (decomposição de substâncias por eletricidade) da solução d Cloreto de de Sódio (sal comum) e água. Sua forma inicial é de gás, mas após ser comprimido a baixa temperatura, transforma-se em um líquido claro de cor âmbar. E é nesta forma que chega às se estações de tratamento de água e às industrias, que o utilizam como matéria-prima para o branqueamento de celulose, fabricação de PVC e de produtos para o tratamento de piscinas.
O cloro é também utilizado como matéria prima na produção de cloreto de hidrogênio, ácido matéria-prima clorídrico, dicloroetano e hipoclorito de sódio.
O Hipoclorito de Sódio (“hipo”) é um produto obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de soda-cáustica. cáustica. O produto comercial, utilizado somente pelo setor industrial – como na fabricação de desinfetantes para indústria de alimentos -, é uma solução líquida que contém de 10% a 13% de cloro ativo. Uma forma de expressar a concentração é, por exemplo, “13% de hipoclorito de sódio”, ou ainda dizer, “13% de cloro ativo”. Isso significa que essa solução tem “força” equivalente a essa quantidade de cloro. A confusão acontece porque o “hipo” é popularmente e conhecido (erroneamente) como “cloro”. O hipoclorito de sódio, em alta concentração, só é comercializado no atacado e chega ao consumidor doméstico somente na forma de Água
Sanitária.
A Água Sanitária é uma solução que contém 2.5% de