A aprendizagema e a organização da sala de aula
A organização do espaço da sala de aula é um elemento de grande importância , pois conforme a sua organização constituirá um determinado ambiente de aprendizado que irá condicionar a dinâmica de trabalho e as aprendizagens que aí se poderão efetuar. Devemos organizar este ambiente tendo em vista a atividade que será desenvolvida, uma vez, que este ambiente se revela como um poderoso fator facilitador ou inibidor de aprendizagem.
A forma que usaremos o espaço da sala de aula influenciará no tempo de aprendizagem escolar , na aprendizagem dos alunos ,no diálogo e na comunicação bem como terá efeitos emocionais e cognitivos importantes nos alunos.
Desta maneira, podemos afirmar que a organização do espaço tem um influência direta sobre os padrões de comunicação e sobre os as relações de poder entre professores e alunos, que podem afetar o grau com que estes controlam os conteúdos e tornam a sua aprendizagem independente. A organização do espaço da sala de aula reflete a ação pedagógica do professor, pelo que ele deve avaliar o seu próprio estilo de ensino.
Assim, algumas estratégias do uso do espaço da sala de aula podem contribuir para a construção de vínculos, para facilitar o diálogo e a aprendizagem.
• CARTEIRAS DISPOSTAS EM FILAS E COLUNAS
Está disposição é a mais tradicional da organização do espaço da sala de aula em épocas anteriores, as filas de carteiras estavam presas ao chão. Essa estratégia é mais adequada para situações nas quais os alunos devem concentrar a sua atenção no professor, na informação escrita no quadro ou projetada, quer durante a exposição de um tema quer durante o trabalho individual no lugar. Esse modelo de instrução direta , têm objetivos muito orientados que requer ambientes de aprendizado firmemente estruturados pelo professor e orientados para a tarefa. É um modelo centrado nas tarefas academias e tem como objetivo manter os alunos