Resumo do livro
O livro baseasse em quatro personagens, dois ratos (Sniff e Scurry) e dois duendes
(Hem e Haw), cada um deles retratam um ser humano diferente. Sniff e Scurry são aqueles que não ficam a espera que os problemas se resolvam sozinhos, embora os dois duendes não aceitam as mudanças com tanta facilidade; mais no final o Haw consegue superar os medos e ir a procura da solução “o queijo”.
A vida neste livro é representada por um labirinto onde os quatro personagens vivem, e simbolizam os obstáculos e as oportunidades boas e más que a vida nos pode oferecer ao virar de uma esquina.
Todos os dias os duendes e ratos saiam pelo labirinto a procura do queijo. Sniff e
Scurry, saiam procurando o queijo de um corredor para outro, e se não encontravam num corredor, iam logo para outro. Ao passar por um corredor que já tinham lá estado mudavam logo para outro, mesmo assim perdiam-se e acabavam batendo nas paredes mas isso não fazia com que parassem a sua busca. Após algumas tentativas todos encontraram o queijo no Posto C.
Tanto os duendes com os ratos já não se preocupavam mais pois já tinham aquilo que procuravam. Todos os dias eles acordavam e se dirigiam para o Posto C para se alimentarem. Sniff e Scurry acordavam cedo todos os dias e seguiam o mesmo caminho do labirinto, já os duendes acordavam mais tarde e ia para o posto C, até certa altura mudaram-se para lá perto, eles não queriam saber como é que todos os dias o queijo ia lá parar embora os ratos sempre que acordavam cedo farejavam o queijo e inspeccionavam o local para ver se tinham acontecido algo diferente em relação ao dia anterior.
Como era de esperar certo dia o queijo deixou de aparecer, os ratos como já sabiam que tal coisa poderia ocorrer partiram logo em busca de um novo queijo, os