BIOLOGIA
Palavras chaves: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Capital Intelectual, Gestores e Lideres.
Comparando o departamento de Recursos Humanos com Gestão de Pessoas, em gestão de pessoas vale mais a participação, capacitação o envolvimento e o desenvolvimento do capital humano de um organização, muito diferente do antigo departamento de Recursos Humanos que era mecanizado cuidando de folha de pagamento e as contratações da organização, se precisava de técnicas para isto. Porém a área de Recursos Humanos hoje é um departamento muito fundamental na organização, pois as pessoas hoje são consideradas recursos essenciais para o crescimento da organização pela forma inteligente das estratégias adotadas. Para isso é preciso incluir recursos adicionais para humanizar cada vez mais as organizações.
Com o capital intelectual as empresas estão se mantendo neste mercado turbulento, o principal fator é pelo talento do ser humano. Com a valorização do ser humano dentro da empresa surge um novo conceito de gestão de pessoas, onde as pessoas começam a procurar felicidade, satisfação e a auto-realização, mudando a idéia de só remuneração. Com a globalização vem a ambiciosa revolução tecnológica e muitas mudanças nas relações de trabalho, tornando a economia em uma capitalização instantânea e acelerada, fazendo o mesmo com as empresas os empregados e a própria gestão, iniciando a uma nova era da Gestão de Pessoas: a competitividade.
Hoje a Gestão de pessoas visa relacionar os funcionários com os interesses individuais visando à produtividade e valorizando os funcionários, mais nem todas as organizações utilizam ela, tendo ainda aquelas presas na Era Industrial com uma cultura centralizadora em si que chegam a considerar os funcionários em até produtos. Para isto temos que substituir as estratégias centradas por um estilo trabalhista buscando o bem-estar e a igualdade nas organizações, onde o