A ANTROPOLOGIA E SUA IMPORTANCIA PARA O SERVIÇO SOCIAL
A antropologia que é uma palavra composta por ANTROPO = homem e por LOGIA = estudo, significa estudo do homem, veremos aqui os campos de estudo, sua importância na formação do assistente social, e no desenvolvimento de trabalho e sanamento das desigualdades sociais.
1.1 O QUE ESTUDA A ANTROPOLOGIA Falando de antropologia no Brasil os primeiros trabalhos antropológicos, foram realizados após a formação de antropólogos em cursos abertos no país.
A antropologia tem como objetos de estudo a diversidade humana em todos os níveis, procurando compreender as sociedades e grupos sociais, ela se ramifica em vários ramos de acordo com a especificidade da sua área de estudos, abordaremos aqui algumas das principais ramificações.
1 – Antropologia Biológica ou Física – ela estuda os povos e sociedade extintos da terra. Busca reconstruir a historia do desenvolvimento biológico, social e cultural do homem para poder compreendê-lo nos dias atuais, ela também estuda o homem a partir das características genéticas, identificando semelhanças e diferenças biológicas entre os diversos povos e etnias, também conhecidas como “raças”.
2 – Antropologia Social, Cultural e Etnologia – Ela estuda as caracteristicasde qualquer etnia que apresente alguma caracteristica socioeconomica homogenea .
1.2 ANTROPOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL
A interação entre Serviço Social e antropologia, há poucos anos vem se concretizando no Brasil já que é colocada entre os saberes indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho do assistente social. O dia-a-dia do assistente social no seu trabalho necessita de uma instrumentalização, parte dessas é feita através da antropologia, guiando o profissional de Serviço Social a respeitar e conhecer as diferenças em termo de valores e modo de agir. Esses conceitos nos guiam para uma construção de valores, profissional por meio da compreensão da sociedade, das suas mudanças, a luta contra a