A importância da televisão na formação da mentalidade nacional
Se houve algo que marcou tecnologicamente e socialmente a humanidade no século XX pode-se dizer que foi a televisão. Isso porque nunca antes na história da humanidade um meio de comunicação teve uma abrangência tão grande e com conteúdo tão diversificado.
Por um lado toda essa acessibilidade fez bem para a sociedade. Em um único aparelho tornou-se possível ter acesso à cultura e a informação, de forma rápida e atrativa. Também tornou-se possível criar propagandas mais elaboradas, com um poder maior para atrair consumidores em potencial. Ela tornou-se uma máquina vendedora de conceitos e ideias.
Mas ao mesmo tempo em que a televisão foi um marco positivo para a humanidade, ela também foi e ainda é acusada como manipuladora e subversiva, mas principalmente manipuladora. Tudo isso devido ao poder que a TV tem para vender ideias. É justamente essa característica que torna a televisão uma das grandes responsáveis pela formação da mentalidade nacional.
Como é abrangente ela não faz discriminação de cor ou classe social, e da mesma forma que chega na casa do rico, chega também na casa do pobre. As ideias disseminadas são as mesmas. A cultura do negro, do índio ou do branco são transmitidas para todos, ajudando a formar uma identidade cultural na sociedade. E a transmissão de propagandas do governo e de notícias sobre desastres incentivam a mobilização da nação.
Seja para o bem ou para o mal a televisão continua sendo influente na formação da mentalidade de milhões de pessoas, disseminando cultura, modismos e formando opiniões e conceitos. Cabe somente a cada um se deixar influenciar ou não pelo o que assiste.