A SEMANA SANTA
A semana Santa inicia com o Domingo de Ramos e encerra-se no Domingo de Páscoa. Nessa Semana vemos toda a paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Domingo de Ramos – Neste dia a Igreja Católica recorda a entrada de Cristo em Jerusalém para realizar o seu mistério Pascal.
Comemora esta entrada na MISSA principal, com uma grande procissão.
Este Domingo comemora o ingresso triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo reconhece Nele o enviado por Deus, o proclama VENCEDOR. Aqueles que negaram aceitam-lo pensam em condená-lo.
Os ramos que o povo carrega e que nós carregamos hoje proclamam que nós aceitamos o senhorio de Jesus; e se os guardamos durante o ano todo é sinal e lembrete de nossa felicidade. Queremos que Ele governe a nossa vida.
Crer na grandeza de Deus e de seu filho, que vem para nos Salvar.
Cristo anuncia que o Reino de Deus já está presente no meio de nós.
A entrada de Cristo em Jerusalém foi apenas um curto prelúdio à verdadeira Paixão e morte de Cristo.
A semana santificada por Jesus que enfrenta a morte injusta para não negar sua filiação divina.
Evangelhos lidos conforme o ano. (Mt.21,1-11; Mc.11,1-10; Jo.12,12-16 e Lc.19,28-40). Também é lida a leitura da Paixão (Mt.26,14-27; Mc.15,1-39; Lc.23,1-49).
Não esqueçamos que o mesmo povo que o aclama pelas ruas logo depois gritou contra Ele a condenação. Não sejamos covardes e traidores de Cristo em nossa vida. Saibamos que seus ensinamentos valem e devem guiar nossa vida.
Segunda-feira Santa – Esse dia é reservado para a celebração Penitencial, precedida pelas confissões. É o momento em que somos convidados a fazer uma parada, a olhar para dentro de nós mesmos e examinar nossa caminhada de cristão. Fazer uma reflexão de como está:
Meu relacionamento com Deus.
Meu relacionamento comigo mesmo.
Meu relacionamento com os outros.
Meu relacionamento com as coisas.
Terça-feira Santa – Em muitas comunidades costume-se fazer a procissão do encontro. É Jesus que, a caminho do Calvário, encontra