Semana santa
Período é considerado uma das datas mais importantes do calendário cristão.
MÍRIAN GOMES, DO GP1
Atualizada em 06/04/2012 - 08h44
Imagem: ReproduçãoEntrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém
A Semana Santa surgiu como uma forma dos cristãos relembrarem a chegada de Jesus Cristo a Jerusalém, passando pelo sofrimento e crucificação até o dia de sua ressurreição.
Domingo de ramos
De acordo com os registros bíblicos, Jesus chegou à Jerusalém com seus discípulos para comemorar a páscoa judaica quando foi ovacionado pela população, que balançavam ramos e folhas em sua reverência durante passagem pelas ruas da cidade. Por isso esse dia da semana é chamado de domingo de ramos.
De segunda a quinta
Após o domingo de ramos, de segunda até a quinta-feira, Jesus pregou pela cidade e foi seguido por multidões, o que despertou a ira dos poderosos que buscaram alguma justificativa para prendê-lo. A quinta-feira é marcada pela última ceia que Jesus realizou com seus apóstolos
Sexta-feira da Paixão
A sexta-feira da paixão, também chamada de sexta-feira santa, foi o dia do sofrimento de Cristo. Nesse dia Jesus passou por todo um caminho de dores e sofrimento, caminho chamado de Via Dolorosa, Via Sacra ou Via Crucis, que foi o caminho de Jesus até o calvário, que culminou em sua crucificação.
Imagem: ReproduçãoSegundo os cristãos, Jesus Cristo sofreu e entregou sua vida em amor à humanidade
Imagem: ReproduçãoJesus Cristo ressuscita após três dias
Sábado de Aleluia
É o dia da oração e do jejum, dia em que os cristãos choram pela morte de Jesus.
Domingo de páscoa
O domingo de páscoa é o dia da ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. É considerado o dia em que Jesus venceu a morte e deu à humanidade mais uma chance para a remissão dos pecados.
Para os cristãos, é o dia em que se renova a esperança e a fé na Santíssima Trindade e na vida dada por