A Antropologia Cultural
Para examinarmos a antropologia que qualifica a própria cultura nos vamos ver três traços marcantes que estão estreitamente ligados entre si, sendo eles:
1) A antropologia cultural estuda os caracteres distintivos das condutas dos seres humanos pertencendo a uma mesma cultura, considerada como uma totalidade irredutível à outra.
2) Ela conduz esse estudo a partir da observação direta dos comportamentos dos indivíduos, tais como elaboram em interação com o grupo e o meio no qual nascem e crescem estes indivíduos.
3) A antropologia cultural estuda o social em sua evolução, e particularmente sob o ângulo dos processos de contrato, difusão, interação, e aculturação, isto é, de adoção das normas de uma cultura por outra.
Franz Boas, fundador da moderna antropologia cultural, que contrapunha as teorias evolucionistas e racistas ainda dominantes no início do século XX a uma perspectiva relativizada, centrada na noção de cultura, diz em seu livro que as nossas sociedades de hoje e de outros tempos passados possuem traços fundamentais em comum e este é o maior benefício para a humanidade, pois as nossas ações podem ser melhor orientadas ou para retardar ou favorecer a civilização. Ou seja, se a antropologia era uma ciência