A alvenaria
Alvenaria é a arte ou ofício de pedreiro ou alvanel, ou ainda, obra composta de pedras naturais ou artificiais, ligadas ou não por argamassa. Segundo ZULIAN et al. (2002) também pode ser definida como o sistema construtivo de paredes e muros, ou obras similares, executadas com pedras, com tijolos cerâmicos, blocos de concreto, cerâmicas e silicocalcário, assentados com ou sem argamassa de ligação. A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos (paredes, abóbadas, sapatas, etc.) recebendo as seguintes denominações:
a) alvenaria ciclópica: executada com grandes blocos de pedras, trabalhadas ou não;
b) alvenaria insossa: executadas com pedras ou blocos cerâmicos, assentados sem argamassa, denominadas também de “alvenaria seca“;
c) alvenaria com argamassa: executadas com argamassa de ligação entre os elementos, sendo também denominadas:
- alvenaria hidráulica: executadas com argamassas mistas 1:4/8 (argamassa básica de cal e areia 1:4, adicionando-se cimento na proporção de uma parte de cimento para 8 partes de argamassa básica);
- alvenaria ordinária: executadas com argamassas de cal (1:4 - argamassa de cal e areia). d) alvenaria de vedação - painéis executados com blocos, entre estruturas, com objetivo de fechamento das edificações.
e) alvenaria de divisão: painéis executados com blocos ou elementos especiais (drywall – gesso acartonado), para divisão de ambientes, internamente, nas edificações.
Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir cargas, ela é chamada alvenaria resistente, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas (peso das lajes, telhados, etc.). Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada alvenaria de vedação.
As paredes utilizadas como elemento de vedação devem possuir características técnicas que são: - Resistência mecânica
- Isolamento térmico e acústico
- Resistência ao fogo
-