A adversidade nas escolas brasileiras
O filme “Pro dia nascer feliz”, mostra como é a vida escolar de jovens e professores de escolas públicas e privadas, ambas desempenham seu papel e mostram às claras a realidade da desigualdade existente no Brasil .
A escola de Pernambuco é localizada numa região pobre, não tem condições de higiene adequada, a falta de agua e mesmo com essas dificuldades os próprios alunos não preservam o ambiente escolar , além disso , existe o problema de muitos alunos morarem longe da escola , certa aluna diz: “ Que dificilmente vai à escola porque o ônibus sempre quebra”.
Muitas coisas de ruim chamam atenção como a violência, falta de educação de alguns alunos e o desinteresse pelo o conteúdo.
Também o documentário mostra o cotidiano da escola do RIO DE JANEIRO que e de situação precária, outra em estado razoável em ITAQUACETUBA e uma escola de elite em SÃO PAULO com jovens de aparência, bem vestidos, educados, estudiosos atrás de seus objetivos e sonhos .
Os alunos são de classes sociais diferentes, a linguagem é diferente, a elite domina, o perfil é diferente pelas condições financeiras. Que tipo de sociedade esse aluno vive, porque existe diferença tão grande entre essas escolas privadas e públicas.
O documentário mostra os professores de diferentes escolas.
Na escola pública de Pernambuco mostra os professores, sem motivação vitimada perante a situação, sem ação positiva diante dos problemas.
Na escola da elite, os professores de classe média desfrutando do seu padrão de vida com respeito e dignidade que é devido.
O descaso do estado com a educação implica nos deveres e direitos do aluno e professores trazendo características de uma situação constrangedora sem controle e com violência.
O descaso com a educação no Brasil começa por aqueles que têm a responsabilidade maior de assumir esse compromisso. O estado que deveria dar condições apropriadas, incentivo, apoio tanto a escolas, funcionários e alunos negligencia o