A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. ADMINISTRAÇÂO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Administração Financeira e Orçamentaria “sob orientação do professor-tutor a distância Prof.
Valparaiso de Goiás 2014
Prof.ª Tutora Presencial: Paula
Prof. a Distância: Me. Luiz Manuel Palmeira
ETAPA 01
A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
1. Introdução a Administração Financeira
O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários.
Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995).
Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização.
Uma geração adequada de lucro e caixa faz com que a empresa contribua de forma ativa e moderna em funções sociais, ou seja, pagamentos de salários e encargos, capacitação dos funcionários, investimentos em novas Tecnologias de Informação (TI), etc.
Na visão dos proprietários, uma organização pode ser conhecida como um sistema de gera lucros e maximiza os recursos nela investidos.
Atividades Empresariais relacionadas à área financeira
Operacional = As atividades operacionais existem de acordo com o ramo de atividades da empresa, e visa proporcionar através de operações viáveis um retorno desejado pelos acionistas. As atividades operacionais refletem o que acontece na Demonstração de
Resultado do Exercício, por exemplo: compras de matéria-prima, produção, vendas, salários, etc.
Investimentos = Atividades executadas em decorrência das aplicações de recursos. As atividades de investimentos costumam ser classificadas no Balanço Patrimonial, na conta Investimentos,