A acne na mulher adulta
A acne no adolescente já causa muitos transtornos, imagine só quando aparece ou se prolonga pela vida adulta.
A acne é uma dermatose inflamatória que se desenvolve nos folículos pilossebáceos, freqüente na adolescência, são localizadas na face e no tronco, predominantemente na região mandibular, de fácil diagnóstico, que não compromete gravemente a saúde do indivíduo, mas prejudica o seu bem-estar e desenvolvimento emocional, levando à diminuição da auto-estima e a modificações comportamentais. Alguns especialistas afirmaram que o número de casos em mulheres adultas vem aumentando, seja naqueles que persistem desde a adolescência, seja naqueles em que há o surgimento tardio da doença.
A Acne da Mulher Adulta é observada em mulheres na pós - adolescência, muitas vezes a mulher relata piora relacionada às fases do ciclo menstrual. Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais freqüente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença.
Stress
No período menstrual muitas mulheres ficam mais ansiosas e ávidas por determinados tipos de alimentos, por exemplo, chocolates, e por isso associam a ingestão do doce ao aparecimento da acne.
Tratamento
A acne da mulher adulta apresenta algumas características específicas tais como: menor número de lesões, comedões fechados, localização na região do mento e pescoço e surtos relacionados à pré-menstruação.
Os tratamentos em geral utilizam sabonetes, loções, antibióticos tópicos para uso externo e antibióticos orais, nos casos mais graves. Substâncias como peróxido de benzoíla e ácido retinóico, em loção, gel ou creme também agem na inibição da produção de sebo e da queratinização (excesso de formação de queratina que obstrui o folículo). Ainda pode ser