A Abolição
DESENVOLVIMENTO
I ESCRAVIDÃO NO BRASIL
A escravidão no Brasil contou com a mão de obra negra de origem africana, principalmente da região oeste da África e durou mais de três séculos. Eram em geral negros capturados que posteriormente eram negociados com os traficantes em troca de produtos manufaturados ou outros. Os negros foram trazidos para este território com a finalidade de compor a mão-de-obra portuguesa , que por não realizar o trabalho braçal, precisava de homens que trabalhassem em suas terras. (quem disse)
A partir do século XVIII, a escravidão no Brasil passa a ser criticada principalmente pelos revolucionários abolicionistas. Costa(1982) afirma que eles passaram a criticar a escravidão por diversos fatores, “em nome da moral, da religião e da racionalidade econômica. Descobriu-se que o cristianismo era incompatível com a escravidão; o trabalho escravo menos produtivo do que o livre, e a escravidão uma instituição corruptora da moral e dos bons costumes.” (COSTA, 1982, p.18).
Contudo, o processo abolicionista não se deu imediatamente. Mesmo sendo inspirada pelos ideais liberais europeus, a elite brasileira confrontava com um grande problema, a falta de mão de obra caso seus escravizados fossem libertos. A grande questão era: quem iria trabalhar nas lavouras e fazer o trabalho braçal pesado?
Porém isso não foi suficiente para frear o processo abolicionista, o movimento se expandiu e a partir da década de 70 a luta por um país sem escravos se intensificou. Ganhando cada vez mais adeptos na causa e considerando que a liberdade dos negros se tornava inevitável, o governo adotou sua primeira medida de cunho libertador. (QUEM FALOU ISSO-COLOCAR FONTES)Foi então sancionada em 28 de setembro de 1871, a Lei do Ventre Livre, que declarava que a partir daquela data os nascidos de escravos seriam livres.
Tal medida significava os primeiros passos rumo à