A Abadia De Nossa Senhora De Santa Cruz
Com a explosão da segunda guerra mundial, e o advento do regime nazista na Alemanha, a instituição religiosa de Himmerod, temendo os acontecimentos futuros e também a hostilidade por parte do governo. O Abade Dom Carlos Munz achou melhor mudar a fundação para o exterior, caso a situação se agravasse. Dom Atanásio Merkle quem foi encolhido a executar o plano. Assim viajou primeiro para a America do norte em dezembro de 1934,aonde não lhe agradou os lugares visitados nos Estados Unidos pois não tinha as condições propícias.Então se dirigiu ao Brasil chegando no dia 01/02/1935 e hospedou-se na cidade do Rio de Janeiro,neste período examinou diversos lugares,nos quais nenhum era satisfatório.Porquê o lugar ideal,para a fundação deveria valer-se dos recursos locais,ou seja a Abadia de Himmerod não tinha possibilidades de auxiliar ou de mandar nenhuma ajuda sendo vetada qualquer natureza deste origem.
Em suas viagens pelo país, até pensou em fazer a fundação junto às colônias alemã em Santa Catarina, mais novamente não viu nenhuma possibilidade, em fazer a fundação neste local. Aonde ele viajou também para minas gerais e Paraná.
O mosteiro de São Bento, no Estado de São Paulo, Dom Atanásio Merkle, recebeu informações do Abade Dom Domingos de Silos, a indicação de que o bispo de Sorocaba também no estado de São Paulo gostaria de ter uma comunidade monástica em sua diocese, o que foi um alivio para a diocese de Sorocaba, pois, haviam-se faltas de padres.
Após Dom Atanásio Merkle ter examinado diversos lugares e projetos, a procura intensiva de um lugar para a fundação de um mosteiro cisterciense estava para terminar.
O SR Bispo diocesano de Sorocaba, D.José Carlos de Aguirre, apresentou-se uma oferta oferecendo a paróquia de itaporanga (pedra bonita) estando-lhe