1 A Raz O 1
Prof. Adaltro Prochnov Nunes1
1.1- A Filosofia
A palavra filosofia é grega. Significa amor à sabedoria, amor ao conhecimento. O termo filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama. Quem ama deseja, estima, procura, e respeita. O que move o filósofo é o desejo de saber. Não são interesses comerciais nem o desejo de competir. A filosofia como busca por conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana é tipicamente grega. No sentido de levantar as causas, as origens e as transformações da realidade. Outros povos desenvolveram uma sabedoria, mas esta difere muito da filosofia. A filosofia caracteriza-se pelo uso da razão, da racionalidade.
Pode-se identificar as seguintes heranças da filosofia grega:
a) Idéia de que a natureza opera obedecendo a leis necessárias e universais. Necessárias por que nenhum corpo do universo escapa de funcionar assim. Universais por que válidas para todos os corpos em todos os tempos e lugares.
b) Idéia de que podemos conhecer as leis da natureza através do nosso pensamento. Não são conhecimentos revelados, mas algo que nós humanos podemos conhecer.
c) Idéia de que o pensamento também opera obedecendo leis universais e necessárias. A nossa mente funciona segundo suas leis lógicas de funcionamento.
d) Idéia de que as práticas humanas, ação moral, política, técnica e arte, dependem da vontade livre do ser humano. Escolhemos por razão ou por paixão, mas não por imposições misteriosas.
e) Idéia de que além dos acontecimentos necessários há os acontecimentos acidentais ou contingentes que dependem das escolhas humanas. Considerar todos os acontecimentos necessários é fatalismo, é resignar-se, conformar-se a tudo. Por outro lado há leis necessárias que não permitem a realização de qualquer coisa que desejarmos.
f) Idéia positiva e otimista em relação ao ser humano. Por natureza buscamos o conhecimento, a felicidade e a justiça.
g) Idéia de que o mundo e os seres humanos podem ser conhecidos