Zé bebelo
As relações humanas são estabelecidas por jogos de linguagem, onde são determinados padrões que permeiam o convívio em grupo. Por meio dessa ferramenta, o indivíduo busca a auto confiança, o respeito e o reconhecimento . Surgem então, padrões sociais, as instituições, que passam a influenciar o comportamento das pessoas, através de um poder simbólico atribuído a ela.
Na obra, O Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, podemos ver uma outra face institucional. As regras de conduta são estabelecidas por uma milícia, que julga ao seu modo o que consideram certo ou errado. Neste caso, não há um poder atribuído, mas sim um poder imposto.
De maneira estratégica, Zé Bebelo utilizou jogos de linguagem que colaborou em seu favor,fazendo Ramiro entende-lo e não condenando a morte e sim a outra pena a que julgava sendo a certa para o caso de Bebelo.
Dessa forma, o Julgamento de Zé Bebelo mostra a importância das figuras de linguagem diante às relações humanas, não só no contexto em que ocorreu a obra, mas a necessidade de saber usar ao próprio favor direitos e ser coerente no cumprimento de deveres.
Ainda no texto de Guimarães Rosa, podemos observar a transformação na instituição, a partir do momento em que Zé Bebelo consegue se defender e se livra da morte. Podemos observar que houve a auto-confiança de Zé Bebelo, consequentemente ele foi reconhecido e respeitado pelos jagunços que o julgavam. Assim, a partir da interação daqueles sujeito foi possível que uma