zxcvxv
3336 palavras
14 páginas
E C O L O G I AMudanças climáticas globais
CAÇANDO INDICADORES
NO NORDESTE BRASILEIRO
Litoral cearense, junto à foz do rio Jaguaribe
32 • CiênCia Hoje • vol . 46 • nº 272
E C O L O G I A
As mudanças climáticas globais atraem hoje a atenção de toda a sociedade, em especial por causa das previsões sobre efeitos catastróficos divulgadas pelos meios de comunicação de massa. Mas como avaliar com maior precisão a dimensão dessas alterações do clima e os impactos que terão na paisagem natural e na vida humana?
Uma das estratégias da ciência para isso é identificar e acompanhar processos que não só confirmem que o clima está mudando, mas também indiquem como e em que medida isso afetará o planeta em que vivemos. Encontrar e estudar indicadores desse tipo é o objetivo de pesquisas científicas feitas hoje em todo o mundo, inclusive no Brasil. No Nordeste, estudos no rio Jaguaribe e em trechos do litoral apontaram alguns processos naturais que podem servir como indicadores e a avaliação destes apontou que, de fato, as mudanças climáticas vêm intensificando as alterações ambientais. É necessário, portanto, aprofundar o estudo desses e de outros indicadores, para que se possam encontrar formas de adaptação às transformações previstas.
Luiz Drude de Lacerda, Mario Duarte Godoy e Luis Parente Maia
Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará
A
busca por variações de características da paisagem – ou ‘indicadores’ – que possam confirmar a ocorrência das mudanças climáticas globais é um passo essencial para definir, caracterizar e quantificar as consequências desse fenômeno sobre o meio ambiente. Esses indicadores permitirão avaliar a vulnerabilidade dos ecossistemas naturais às alterações do clima e o efeito sobre atividades humanas que dependem da integridade desses sistemas. Assim, será possível elaborar modelos capazes de prever as transformações vividas pelo planeta e sugerir as necessárias adaptações.