Zumbi dos Palmares
FOI BATIZADO NA IGREJA CATÓLICA COM O NOME DE FRANCISCO AOS 10 ANOS ELE JÁ AJUDAVA NAS MISSAS ESCREVIA PORTUGUÊS E LATIM.
EM 1670 COM 15 ANOS ELE FUGUE PARA O QUILOMBO DE PALMARES EM BUSCA DE SUAS ORIGENS, ONDE ADOTA O NOME DE ZUMBI E OBTÉM SEU PRIMEIRO RECONHECIMENTO PELAS SUAS HABILIDADES MARCIAIS.
EM 1675 COM APENAS VINTE ANOS JÁ ERA UM RESPEITÁVEL ESTRATEGISTA MILITAR E GUERREIRO, DERROTOU A EXPEDIÇÃO DE JACOME BEZERRA E ATUANDO NA LUTA CONTRA OS SOLDADOS DO SARGENTO-MOR MANUEL LOPES.
1673 É A DATA DO PRIMEIRO REGISTRO HISTÓRICO REFERENTE À ZUMBI. SEU NOME APARECE EM RELATOS PORTUGUESES SOBRE UMA EXPEDIÇÃO QUE FOI DERROTADA PELOS QUILOMBOLAS.
ZUMBI COMANDAVA AS TROPAS DO QUILOMBO GOVERNADO POR GANGA ZUMBA.
EM 1678 O LÍDER DE PALMARES, GANGA-ZUMBA, É CHAMADO A NEGOCIAR COM O GOVERNADOR DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO (PEDRO DE ALMEIDA). A PROPOSTA DO GOVERNADOR CONSISTIA EM DAR LIBERDADE PARA OS NEGROS DO QUILOMBO DE PALMARES PERANTE A SUBMISSÃO À COROA PORTUGUESA. GANGA-ZUMBA ACEITA, MAS ZUMBI VAI CONTRA ESSA DECISÃO ALEGANDO QUE NÃO SE PODIA DAR A LIBERDADE SOMENTE AO POVO DE PALMARES HAVENDO AINDA MILHARES DE OUTROS NEGROS SENDO ESCRAVIZADOS. POR ESTE ATO, ZUMBI SE TORNA O NOVO LÍDER DE PALMARES.
ISSO FEZ COM QUE ZUMBI LIDERASSE UM CONFLITO INTERNO, ALCANÇOU A LIDERANÇA DO QUILOMBO.
EM 1695, REUNIU MAIS DE 2000 PALMARINOS (NATIVOS DE PALMARES), E INVADIU POVOADOS DE PERNAMBUCO EM BUSCA DE ARMAS E ALIMENTOS. NOTANDO A DIFICULDADE DE DERROTAR O QUILOMBO, CONTRATA-SE O BANDEIRANTE PAULISTANO DOMINGOS JORGE VELHO. COM O APOIO DO GOVERNO, JORGE VELHO E SEUS HOMENS RECHAÇAM PALMARES E FEREM ZUMBI, QUE CONSEGUE FUGIR.
NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 1695,