zumbi dos palmares
Foi batizado com o nome de Francisco, aos 10 anos já escrevia português e latim. Aos 15 anos fugiu em busca de suas origens, voltou para o quilombo dos Palmares, onde adotou o nome de Zumbi. No quilombo, derrotou a expedição de Jacome Bezerra, e ferido em conflitos contra as tropas de Manuel Lopes Galvão e Domingos Jorge Velho.
Zumbi comandava as tropas do quilombo governado por Ganga Zumba. Em 1678, liderou um conflito interno, alcançou a liderança do quilombo, e combateu os portugueses durante 14 anos.
Em 1695, reuniu mais de 2000 palmarinos (nativos de palmares), e invadiu povoados de Pernambuco em busca de armas e alimentos. Antônio Soares, um dos líderes das tropas palmarinas, foi capturado e em troca de sua liberdade entregou ao bandeirante André Furtado de Mendonça, o esconderijo de Zumbi.
Zumbi foi capturado, morto e degolado em 20 de novembro de 1695,e sua cabeça exposta em praça pública .
Contexto histórico
Morto em defesa do direito à liberdade.No fim do século XVI Recife era o porto de saída do açúcar, maior riqueza do Brasil naquela época.,Dependência da sociedade era o Engenho de açúcar.Promoveu uma das maiores crueldades da humanidade: ESCRAVIDÃO .A importação de negros africanos ( Tráfico Negreiro),comércio de homens, mulheres e crianças e a justificativa era que os negros não possuíam almas .
Com condições de vida precária, escravos começam a fugir dos engenhos, em Pernambuco os fugitivos se concentraram na Serra da Barriga. (Palmares),nas formações de pequenas aldeias : Nascia assim os Quilombos.
Na língua dos africana quilombo significava: povoação, capital e união. Mas no Brasil seu significado era de local de refúgio.Tinha leis que regulamentavam a vida das