Zootecnia de precisão na pecuária leiteira
O termo Agricultura de Precisão já está se tornando comum entre agricultores, principalmente em regiões de destaque na produção de soja, milho e até mesmo em áreas de cana-de-açúcar no estado de São Paulo. Mas o que vem a ser e a Zootecnia de Precisão na Pecuária Leiteira?
O termo em inglês, "Precision Dairy Farming" é definido como um sistema de produção caracterizado pelo uso de várias tecnologias, com objetivo de medir os indicadores fisiológicos, comportamentais e de produção dos animais de maneira individualizada. Na verdade, trata-se de uma ferramenta de gestão que permite ao produtor obter informações precisas e individuais dos animais do seu rebanho.
Quando o rebanho é pequeno, não há tecnologia melhor do que a percepção do próprio produtor. Ele sabe quais animais estão produzindo bem ou não, percebem facilmente quando um animal começa a adoecer ou mesmo quando entram no cio. Mas e quando o tamanho do rebanho aumenta? Será possível conhecer todos os animais? Será possível continuar tratando cada animal de maneira individualizada? Ou começamos a tratá-los em cima de médias, principalmente quando nos referimos à produção leiteira? O princípio da zootecnia de precisão na pecuária leiteira é garantir ao produtor, mesmo em grandes rebanhos, informações que garantam tomadas de decisões rápidas e precisas.
Benefícios da Zootecnia de Precisão na Pecuária Leiteira
Os principais benefícios deste sistema de produção incluem: maior eficiência, redução de custos de produção, melhoria na qualidade do produto, minimização de impactos ambientais e melhoria na saúde e bem estar animal.
Por meio das tecnologias de precisão, produtores podem tomar decisões rápidas e precisas, pois os dados do rebanho podem coletados em tempo real. Porém, vale destacar que os dados coletados serão emitidos em forma de relatórios e é fundamental ter pessoas capazes de interpretá-los e que façam as devidas recomendações para