Zoologia
Os lagartos ou sáurios constituem uma vasta sub – ordem de repteis escamados. São diferenciadas de serpentes por possuírem dois pares de patas e conterem pálpebras nos olhos e ouvidos externos. Mas existem espécies que não possuem patas estes a perderam durante a evolução se assemelhando a suas parentes distantes a serpente.
São catalogadas mais de 5000 espécies em todos os continentes com exceção da Antártida com variadas formas, cores e tamanhos.
Dentre os sáurios existem espécies que são carnívoras, omnívoros e herbívoros. Existem também algumas espécies de lagartos que são capazes de regenerar partes de seu corpo tais como cauda (mais comum) e algumas espécies patas perdidas. A maioria das espécies põem ovos outras são vivíparas ou ovovivíparas.
[pic]
CLASSIFICAÇÃO
O nome réptil vem do latim reptare, rastejar. De fato características dos repteis é a locomoção por meio de rastejamento. Outras características o tegumento seco e com escamas adaptadas a vida no ar seco, pernas para locomoção rápida maior separação do sangue arterial e venoso no coração, completa ossificação do esqueleto e ovos adaptados para o desenvolvimento em terra com membranas e cascas para proteger o embrião. Diz que os repteis por tias características foram os primeiros vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre.
São mais de 7000 mil espécies de repteis já foram classificadas, a maioria esta presente nos climas tropicais e subtropicais.
CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA DOS LAGARTOS
Reino Animalia
Filo chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Subordem Sáuria.
[pic]
Quem são e onde vivem os lagartos?
Os lagartos são animais adaptativos que vivem em regiões que variam de florestas a regiões desérticas com exceção das regiões polares e de mar aberto. Isso porque eles são ectodérmicos necessitando de uma fonte de calor para a regulação da temperatura corporal. Possuem hábitos que variam de arborícolas à