Zoologia de amniota
R: A principal característica foi a independência do meio aquático para sobrevivência e também para a reprodução. A pele também sofreu modificações sendo queratinizado, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas, isso dificulta a perda de água e dificulta a troca gasosa através da epiderme, dessa forma a respiração é pulmonar. São ectotérmicos, suas excretas são pastosas, tem acido úrico, o que representa economia em relação a perda de água.Seus ovos também apresentam evolução, com características presentes como casca grossa que impede o dessecamento do embrião, porosa permitindo troca gasosa entre embrião e o meio externo internamente: membranas e bolsas que participam na proteção , nutrição ,troca gasosa e excreção ao embriões.Esses ovos independem do meio aquático.
2. Dos dezesseis grupos que floresceram no Mesozóico, somente quatro deles têm representantes atualmente. Quais são e quem são seus representantes? R: Testudines (tartaruga), Lepidossauria (lagarto, serpentes tuatara), Crocodylia (jacarés e crocodilos ), Aves (aves).
3. Diferencie os sistemas respiratório e excretor dos répteis, em relação ao dos lissanfíbios.
R: A respiração dos répteis é exclusivamente pulmonar, onde é mais complexo, eficiente e com maior número de câmaras internas e alvéolos. Na maioria dos répteis, o mecanismo de pressão negativa é responsável pela ventilação dos pulmões. A respiração dos lissanfíbios se dá através da troca gasosa pela pele, não possuem escamas, possuem a pele suave e úmida, glândulas de muco para manter a pele sempre úmida e permeável. O sistema excretor dos répteis é através da filtragem das escorias pelos rins, a grande maioria possuem bexiga urinária que como os lissanfibios, é uma invaginação da parede ventral da cloaca. Porém essa estrutura não