Zift
http://pt.slideshare.net/zeopas/tcnicas-de-reproduo-assistida-icsi-gift-e-zift
http://pma_tecnicas.blogs.sapo.pt/2399.html
O que é essencial... O que é?
Um zigoto obtido por fecundação in vitro é colocado nas trompas de Falópio, num local onde foi ultrapassada uma obstrução existente, e progride até ao útero. Casos em que se aplica:
É utilizado em casais cuja mulher tem um bloqueio das trompas de Falópio, ou cujas trompas estão danificadas, úteros com adesões, ou esterilidade do marido (baixa contagem de espermatozóides - oligospermia -, espermatozóides incapazes de fecundar o oócitoII), casos em que um dos indivíduos possui uma doença viral transmissível (exemplo da SIDA). Funcionamento:
1º - Os ovários da mulher são estimulados hormonalmente, favorecendo o desenvolvimento e maturação folicular;
2º - Os folículos com os oócitosII são recolhidos por laparoscopia;
3º - O esperma é recolhido no homem, de modo natural ou cirúrgico, sendo depois seleccionados e maturados. Caso o homem tenha baixa contagem de espermatozóides, é possível recolher espermatídeos ainda não diferenciados, diferenciá-los e maturá-los em laboratório. Por selecção, dos espermatozóides mais resistentes, com maior mobilidade, e caso pretendido com um determinado cariótipo X ou Y, alguns são escolhidos para fecundar um ou mais oócitosII.
4º - Dos zigotos obtidos pela FIV, alguns são criopreservados para uso posterior caso necessário, e um deles é implantado.
5º - A implantação ocorre por laparoscopia novamente, directamente nas trompas de Falópio, após qualquer bloqueio existente. Vantagens:
O médico consegue confirmar a fecundação dos óvulos pelo espermatozóide, antes de transplantá-los para o interior das trompas de Falópio, assegurando a formação de um zigoto e podendo escolher o seu sexo. Esta técnica de reprodução assistida possibilita ainda a deslocação natural do embrião até ao útero. Para saber mais... Duração do