Zenobia-Italo Calvino
Entre as onze classificações de cidades dadas por Ítalo Calvino, Zenóbia está classificada entre as cidades delgadas. Delgado, quer dizer “pouca espessura”, “esbelto”, “forma delicada”.
As características da cidade são bem perceptivas, feita de bambu e zinco que apesar de traços delicados é bem resistente. No texto, Calvino cita que não pode classificar a cidade de Zenóbia entre cidades felizes ou infelizes, que seria melhor classificar “entre aquelas que continuam ao longo dos anos e das mutações e dar forma aos desejos e aquelas em que os desejos conseguem cancelar a cidade ou são por esta cancelados”. Acredito que ambas as definições façam parte da construção da cidade. O que ela foi e deveria ser e o que ela é.
Zenóbia foi construída sobre um rio seco, isso já é uma demonstração de dar forma aos desejos, pois sabe-se que o solo fica poroso e para fazer construções é necessário escavações de solo e muito esforço por parte de seus idealizadores. A cidade de Zenóbia é desprendida da terra, uma visão urbanística diferente das quais estamos acostumados. A paisagem da cidade apresenta uma proposta que pode ser classificada como inovação livre dos concretos armados, a “selva de pedra” que nossos olhos anelam dia a dia.
O texto cita que hácaixas de reservatório de água e cata ventos, ou seja, há uma forma “ecologicamente correta” de gerar energia, energia eólica, aquela baseada nos ventos. Então sim, talvez não haja uma sofisticação na forma de vida dos moradores dessa cidade desta forma, conclui-se que Zenóbia foi a construção de um desejo empreendedor e deveria ser o sonho mais acertado, mas que é agora um cotidiano sem avanços.