zener
Neste trabalho será apresentado um estudo simplificado sobre o funcionamento do Díodo zenner.
Esse estudo fará uma abordagem superficial sobre a diferença que este tem do diodo comum, a sua tensão minima para que possa conduzir a corrente eléctrica (este tensão que esta na faixa de 0,6 a 0,7 volts para o diodo de silicio), a potência máxima consumida pelo diodo que depende da corrente que circula pelo diodo e da tensão zenner.
Também sera feita uma abordagem nas suas caracteristicas elétricas e sem nos esquecermos das suas aplicações no mercado da electrónica e no geral.
Diodo Zenner no geral, o diodo é conhecido como um componente semi-condutor que deixa a corrente eléctrica passar em apenas uma direção.
O diodo zener também conhecido por díodo de ruptura, díodo de condução constante, díodo regulador de tensão ou díodo de condução inversa (reversa), é um tipo especial de diodo que permite que a corrente flua no sentido normal de condução como qualquer diodo, mas também permite que a corrente flua no sentido contrário desde que a tensão aplicada seja maior do que a tenção de ruptura zener que é conhecida como tensão zener em homenagem a Clarence Zener que descobriu suas características elétricas.
A apresentação do diodo zener é mesma do diodo convencional o terminal do cantato possui uma faixa de identificação. Este dispositivo é apresentado normalmente em encapsulamento de vidro e possui dimensões bastante pequenas em relação ao diodo convencional.
O diodo Zener pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente. Quando está polarizado diretamente, funciona como outro diodo qualquer, não conduz corrente elétrica enquanto a tensão aplicada aos seus terminais for inferior a aproximadamente 0,6 Volts no diodo de silício ou 0,3 Volts no diodo de germânio.[1] A partir desta tensão mínima começa a condução elétrica, que inicialmente é pequena mas que aumenta rapidamente, conforme a curva