Zeetetica e Dogmatica
Graduação em Direito
Rafael Moreira Campos Gomes
DOGMÁTICA E ZETÉTICA
Belo Horizonte
2014
DOGMÁTICA E ZETÉTICA
Trabalho apresentado à disciplina Introdução ao estudo de Direito I, da Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Dogmática - Origem 4
2.1 Dogmática Jurídica 4
3 Zetética - Origem 5
3.1 Zetética Jurídica 5
4 Dogmática x Zetética 6
5 Conclusão 7
Referências 8
1 Introdução
Este trabalho discorre sobre o conteúdo determinado pelo professor, no que diz respeito aos temas Dogmática e Zetética, temas estes de grande importância ao estudo do Direito, procurando esclarecer da melhor maneira o conceito, dar exemplos e demonstrar as diferenças existentes entre estes dois temas.
2 Dogmática - Origem
Segundo FERRAZ, 2003, a palavra dogmática vem do grego dokéin, ensinar, doutrinar cumpre uma função informativa combinada com uma função diretiva, ao acentuar o aspecto resposta de uma investigação.
Para encontrar a origem da dogmática, foi necessário pesquisar a origem do termo dogmatismo. Onde se deve ao filósofo alemão KANT a definição do termo e assim concluímos que a dogmática surge desde os primórdios da civilização, pois KANT diz que o “dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde criança com senso. É uma tendência a crer que o mundo é do jeito que aprendemos.”
2.1 Dogmática Jurídica
Segundo REALE, 2004, “a Ciência do Direito, enquanto se destina ao estudo sistemático das normas, ordenando-as segundo princípios, e tendo em vista a sua aplicação, toma o nome de Dogmática Jurídica, que é a teoria positiva do Direito Positivo.” Mas existem alguns autores que fazem a separação entre Ciência do Direito e Dogmática Jurídica que dizem que a Dogmática Juridica não é uma